"PARA TUDO"

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sabemos mais sobre Marte do que sobre a Fossa das Marianas: Um abismo de 11.500m no fundo do mar


Se o monte Everest fosse colocado no fundo das Marianas, ainda seriam necessários mais 2.150 metros para alcançar a superfície
Publicamos este post em agosto de 2009. Estamos constantemente atualizando a matéria já que mais informações são coletadas em cada nova pesquisa realizada pelos cientistas.
É verdade, nosso conhecimento sobre Marte é maior do que o que temos sobre o colosso no fundo do mar: A Fossa das Marianas, a maior profundidade conhecida do oceano, no Pacífico, medindo 11.500 metros; o homem já conseguiu descer 11 mil metros dentro dessa fossa.
Para termos uma idéia do que ela representa, o ponto mais alto da Terra, o Monte Everest, tem 8.850 metros de altura e se ele fosse colocado no fundo das Marianas, ainda seriam necessários mais 2.150 metros para alcançar a superfície. As dificuldades para estudá-la são imensas: A pressão na maior profundidade do oceano é de mais de 5 toneladas por centímetro quadrado, ou seja, cerca de 1.000 vezes a pressão na superfície terrestre. A visibilidade na água diminui com a profundidade.
Numa água límpida, ao meio dia, a luz solar diminui de 10% a cada 75 metros e, a 500 m metros de profundidade há quase uma escuridão total.Até hoje, somente três submersíveis exploraram o fundo da Fossa das Marianas. O primeiro foi o batiscafo americano de fabricação suíça Trieste, com Don Walsh e Jacques Piccard a bordo, em 1960.

“Peixe Monstro”
O segundo, o robô japonês Kaiko, que fez três expedições ao abismo entre 1995 e 1998. Kaiko se perdeu no mar em 2003.  Somente agora estudos mais completos começam a ser realizados com o submarino-robô americano Nireu, que conseguiu realizar a mais detalhada exploração da Fossa das Marianas. Desenvolvido pelo Instituto Oceanográfico Woods Hole, Nireu consegue operar a uma pressão elevadíssima, mil vezes maior do que a do nível do mar e equivalente à de Vênus. Ele é capaz é de ir mais fundo que qualquer outro submarino e pode filmar e coletar amostras.
A comunidade científica aguarda os dados coletados para estudo e finalmente divulgá-los. O que podemos esperar?  Sem dúvida mais surpresas sobre nossa crosta terrestre e vida marinha. Para se ter uma idéia, o “Peixe Monstro” (foto) vive até 3.400m de profundidade… o que vive então em 11.500m?
Emocionante poder colocar aqui dados atualizados após publicarmos a matéria acima, em 2009, vejam alguns resultados das recentes  pesquisas:
"Jelly-fish" na Fossa das Marianas
Os segredos do clima da parte mais profunda do oceano, a Fossa das Marianas no Oceano Pacífico ocidental, têm sido sondados pelos cientistas. Uma equipe internacional usou um submersíveis, concebidos para suportar grande pressão, para estudar o fundo do canyon 10,9 quilômetros de profundidade subaquática e seus primeiros resultados revelam que as fossas oceânicas estão agindo como sumidouros de carbono: Isso sugere que elas desempenham um papel maior na regulação química da terra e do clima do que se pensava.
Os resultados mostram que as trincheiras agem como armadilhas de sedimentos e eles também tiveram alta atividade, o que significa que mais carbono é entregue por bactérias nas fossas profundas do que é entregue a 6.000 m de profundidade na planície abissal (área em grande plano do oceano que fica entre 4,6 km e 5,5 km de profundidade ). Isso, segundo os pesquisadores, devem ajudá-los a estabelecer melhor o papel da fossas oceânicas na regulação do clima.
Notoliparis kermadecensis , filmado a profundidade de 7,7km
Esta não é a primeira vez que trincheiras de profundidade surpreenderam os cientistas: Estudos recentes da Universidade de Aberdeen equipe Oceanlab revelaram que a vida marinha é muito mais abundante neste habitat hostil do que se pensava anteriormente.
Julho, 2011 -  Amebas gigantes foram encontradas na Fossa das Marianas, a região mais profunda da Terra.
Pesquisadores da Scripps Institution of Oceanography na UC San Diego e engenheiros National Geographic, em Julho de 2011, equipados com vídeo digital e luzes para explorar a região,  documentaram a existência de xenophyophores, animais unicelulares exclusivamente encontrados em ambientes de águas profundas. Xenophyophores são notáveis ​​pelo seu tamanho, com células individuais, muitas vezes superior a 4 polegadas (10 centímetros), sua abundância extrema no fundo do mar e do seu papel como anfitriões para uma variedade de organismos.
“A identificação dessas células gigantes em um dos ambientes marinhos mais profundos do planeta abre um habitat totalmente novo para um estudo mais aprofundado do potencial de biodiversidade, biotecnologia e adaptação em ambientes extremos”, disse Doug Bartlett, o Scripps microbiologista marinho que organizou a expedição. (Fonte: Our Amazing Planet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário