"PARA TUDO"

sexta-feira, 27 de abril de 2012

menino que está sendo atacado por fantasma na Jamaica!


Vídeo mostra reportagem sobre um menino que está sendo atacado por fantasma na Jamaica!
Na segunda quinzena de novembro de 2010, um vídeo que mostrava um garoto sendo assombrado por um fantasma começou a pipocar na web.
Fantasma ataca garoto na Jamaica!
Fantasma ataca garoto na Jamaica!
Assistido por mais de 370 mil pessoas (só no Youtube), o filme é uma reprodução de uma matéria feita pelo programa CVN News, sobre um garoto de 11 anos que – segundo o povo local – estaria sendo atacado por um fantasma, ou um “Duppy” de um amigo (que havia morrido há 4 anos!).

Em um trecho da reportagem, o garoto tem a cadeira onde está sentado arrastada em direção a uma porta, e sua mãe consegue segura-lo a tempo (não sabemos a tempo de que!). Tudo acontece na frente das câmeras, aparentemente sem cortes. Acompanhe abaixo:

Será que o vídeo sobre o Duppy é real?
A lenda do “Duppy”, segundo a Wikipédia, surgiu do banto, uma língua da África do Oeste. Na cultura Jamaicana, acredita-se que temos duas almas – uma boa alma e uma alma terrestre. Quando alguém morre, a alma boa vai ao céu para ser julgada por Deus. Enquanto isso, o segundo espírito fica aqui na terra por mais 3 dias dentro do caixão junto com o defunto. Caso não sejam tomadas devidas precauções, o espírito pode escapar e sair assustando a todos como um Duppy.
De acordo com o artigo chamado “Jamaican Duppy Lore“, de MacEdward Leach para o jornal de Folclore americano, em 1961, o Duppy pode se manifestar de três maneiras: como a alma de algum conhecido já falecido, tomando a forma humana; Como alma de algum monstro (ou besta) que toma a forma de animais como a cobra ou camaleões; ou uma ordem sobrenatural que fica vagando e é sempre associada à morte!
Ainda, segundo o artigo de Leach, a crença no tal Duppy é tão forte que muitos afirmam que já chegaram a ter filhos levados pelo espírito.
O blog Monstropedia define os Duppies como inquietos espíritos dos mortos que assombram os vivos à noite. Diz a lenda que para manter os Duppies fora de casa é preciso se jogar grãos de sal ou de arroz em toda a residência, como o duppy primeiro tem que contar cada grão antes de entrar, o sol já terá nascido antes que termine e ele terá que retornar ao mundo dos espíritos.
Bom, toda essa explicação sobre os Duppies serve para mostrar o quanto essa crença é forte na Jamaica. E foi justamente lá que o caso do menino atormentado por um duppy ganhou proporções gigantescas.
O caso aconteceu em Martin Street, em Spanish Town na Jamaica. De acordo com a matéria feita pela CVN News, o garoto afirma que o tal fantasma seria de um amigo dele, falecido há 4 anos, e que o tal espírito lhe aparece sempre usando um chapéu branco e uma calça e um relógio de pulso pretos. Não sabemos para que um fantasma usa um relógio de pulso, mas… o fato é que o duppy não só atormenta o garoto como também arremessa (dizem) objetos por toda a casa.
O fenômeno, que é chamado de “Poltergeist” por especialistas, deixa algumas questões a serem observadas:
Nas ocorrências mostradas na reportagem, sempre há alguém perto do garoto. A mãe dá um grande apoio, tanto físico como psicológico, ao menino.
No caso da cadeira, muitos afirmaram que alguma corda poderia ter sido amarrada para ser puxada na hora certa. Imaginamos o contrário: o próprio menino pode ter usado sua perna direita para dar um impulso para trás.
Já a cena do pequeno rapaz sendo levantado pelos pés impressiona! Pena que, coincidentemente, as luzes se apagam antes da manifestação!
Comentem abaixo quem achar que ao se apoiar na mãe, o sorridente menino faz a cena tornar mais verossímil.
Apesar da família afirmar que objetos são arremessados dentro de casa, a equipe de reportagem não conseguiu presenciar nenhum acontecimento desse tipo. Azar!
Em um dos comentários postados no portal Sobrenatural, um leitor sugere que a criança ao mentalizar o amigo conseguiu abrir um canal de comunicação com “o outro lado”. De fato, o garoto pode, sim, estar acreditando tanto na volta do amigo morto que ele mesmo pode criar os “fenômenos” sem nem perceber. É o que podemos notar nesse segundo vídeo:


Na reportagem acima, o religioso Rohan Edwards tenta chamar o tal espírito. Podemos notar que dessa vez o vídeo é mais bem iluminado e as atuações do garoto não convencem tanto. Ao invés de se puxado por alguma força sobrenatural, dá para se ver que o menino se joga.
O blog Ceticismo Aberto, especialista máster em discutir e desmentir assuntos ligados a esse tipo de fenômeno, corrobora com a nossa tese de que o pequeno atormentado estaria, na verdade, chamando a atenção para si, uma vez que quando o tal fantasma o assusta, a sua mãe corre para acudi-lo – dando o carinho e o cuidado de que ele tanto necessita.
Update: 30/11/2010
O editor do blog O Buteco da NetOneberto, traduziu o vídeo com a reportagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário