"PARA TUDO"

sábado, 28 de janeiro de 2012

Para pesquisador, resposta das mudanças climáticas está nas geleiras da Groenlândia


Publicado em setembro 30, 2011 por HC
Esqueçam os cálculos matemáticos, as previsões catastróficas e os 2 graus Celsius a mais na temperatura média que, segundo climatologistas, seriam o limite entre um ambiente sob controle e o caos. Para Jorgen Peder Steffensen, do Centro de Gelo e Clima, da Universidade de Copenhague, a resposta para todas as incógnitas do aquecimento está no gelo. E são blocos de gelo, trazidos do norte da Groenlândia para seus laboratórios, que Steffensen estuda há 31 anos. Analisando peças de mais de dezenas de séculos — e sem usar casaco, num armazém onde a temperatura desaba para -26º C — o cientista assegura ter chegado ao ano exato em que terminou a última Idade do Gelo. Em entrevista ao GLOBO, ele afirma que as geleiras, onde sedimentos se acumulam com o passar do tempo, são o único arquivo de como era nosso planeta antes da industrialização. Reportagem de Renato Grandelle, emExtra Online.
A IDADE DO GELO: “Nós conseguimos determinar o fim desta era em um ano em particular. Houve uma grande mudança na quantidade de gelo de um ano para o outro, e isso ocorreu há 11.714 anos — talvez um pouco antes ou depois. Nossa coleção de gelo nos permite conhecer eventos ambientais de até 16 mil anos.”
VANTAGEM DA GROENLÂNDIA: “A cobertura de gelo da Groenlândia e a da Antártica são as mais limpas do mundo; nova neve acumula a cada ano, sem a perda da antiga. Ali vemos cinzas de incêndios florestais, sal do mar, ácido de erupções. E outra motivação é que sabemos que o mundo está mudando, mas ninguém lembra como ela era antes da industrialização. E as geleiras contam essa história. Esse dado é chave para qualquer coisa que pode ser feita pelos tomadores de decisão e pela classe política mundial.”
FUTURO CAÓTICO: “A Idade do Gelo comportou-se de uma mesma forma mais parecida com a da economia mundial do que a de um experimento físico. Ela é caótica. O que vemos são mudanças climáticas muito bruscas. Isso é muito chocante, porque muitos modelos climáticos empregados hoje pela comunidade científica funcionam de uma forma que, pondo gases-estufa e considerando o crescimento da população, o aquecimento será gradual. Mas o sistema climático parece ser muito mais complexo. Dessa forma, ele não pode ser mais confiável do que um economista. E, cinco anos atrás, nenhum deles previu a crise atual.”
GASES-ESTUFA: “O aumento atual da emissão de gases-estufa não tem procedente. Sabemos que vai aquecer. Mas não como isso vai afetar os padrões do tempo, da chuva. Não dá para trabalhar com o aumento de 2 graus Celsius porque esse não é um número que ocorrerá igualmente. No Brasil, pode ser de menos de 1 grau; no Polo Norte, entre 5 ou 6. Usam este índice porque foi ele o registrado entre as duas últimas idades do gelo. Quando ele aconteceu, o mar ficou 5 metros mais alto.”
MUNDO NAS GELEIRAS: “Comparamos informações das geleiras da Groenlândia com sedimentos de lagos europeus e de Bogotá; com cavernas da China e corais das Bahamas. E todos registraram os mesmos eventos, na mesma época e ordem. Em certas localidades, como no alto platô do Quênia, a temperatura, 25 milhões de anos atrás, era só 2 graus mais baixa, enquanto na Groenlândia ela era 26 graus abaixo. Era a Idade do Gelo: nos trópicos, manifestava-se pela ausência de gelo; nas latitudes mais altas, pela temperatura baixa. Com mais calor, vai chover ainda mais nos locais onde a torneira já está aberta. Entre eles, o Brasil.”
(*) O repórter viajou a convite do Centro de Geogenética da Universidade de Copenhague (http://geogenetics.ku.dk/)
EcoDebate, 30/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário