"PARA TUDO"

sábado, 28 de janeiro de 2012

Baleia é encontrada encalhada a quase 1 km de praia no Reino Unido

Maré alta pode ter levado mamífero aquático para região de banco de areia. Espécime era uma fêmea, com pouca idade.



Do Globo Natureza, em São Paulo
Uma jovem baleia fêmea, de aproximadamente 10 metros de comprimento, foi encontrada morta em um terreno localizado a 730 metros de distância de uma praia na região de Skeffing, no Reino Unido, de acordo com o jornal britânico "Mail One".
O mamífero, da espécie baleia-de-minke (Balaenoptera bonaerensis) foi descoberto em uma região de pântano salgado, denominada estuário Humber, que é complementar ao oceano. 
O fato considerado inusitado, devido à grande distância entre a área onde o animal foi encontrado e a praia, atraiu a atenção dos moradores e do Serviço de proteção animal de Yorkshire, que analisou o animal e confirmou que era uma baleia.
Peritos que examinaram o mamífero aquático informaram que uma maré excepcionalmente alta que pode ter ocorrido no equinócio (que ocorreu entre o dia 22 e 23 de setembro, durante a mudança de estação do verão para o outono no Hemisfério Norte), levou o animal a procurar comida nesta região. Entretanto, quando as águas retrocederam, a baleia ficou presa no campo e acabou morrendo.
Ambientalistas afirmam que se tornou constante o encalhe desses animais em bancos de areia do Reino Unido devido a mudanças das correntes marítimas frias vindas do Ártico, que causa a ida desses animais para a costa do Reino Unido. O fato é observado pelo Serviço de proteção animal de Yorkshire, que já verificou a presença de grandes grupos no Mar do Norte.
Baleia-de-minke foi encontrada a quase um quilômetro de distância do mar no Reino Unido. Uma maré excepcionalmente alta pode ter levado o animal para esta região, mas quando as águas retrocederam, ele ficou encalhado e morreu (Foto: Reprodução)Baleia-de-minke foi encontrada a quase um quilômetro de distância do mar no Reino Unido. Uma maré excepcionalmente alta pode ter levado o animal para esta região, mas quando as águas retrocederam, ele ficou encalhado e morreu (Foto: Reprodução)http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/09/baleia-e-encontrada-encalhada-quase-1-km-de-praia-no-reino-unido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário