"PARA TUDO"

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Morador de rua mata jacaré com barra de ferro em Sorocaba, SP




Ele estava embriagado e foi detido pela Guarda Civil Municipal.
Animal pertence à espécie papo amarelo, que está em extinção no país.





Um jacaré da espécie papo amarelo foi morto na tarde desta quarta-feira (21) com golpes de barra de ferro no Jardim Abaeté em Sorocaba, (SP). O suspeito de ter praticado o crime ambiental - um catador de material reciclado de 29 anos que vive na rua  - foi detido em flagrante por membros da Guarda Civil Municipal no lago conhecido como Piscinão do Abaeté.
O homem foi visto por uma oficial da guarda municipal no momento em que o suspeito atacava o animal, que tinha cerca de cinco anos e media 1,5 metro. Segundo ela, a cada golpe, ele sorria. Quando notou a aproximação dela, o suspeito correu. Ele foi detido na rua Arthur Bernardes. Segundo os guardas, o homem estava visivelmente embriagado. Ele não apresentou nenhuma justificativa para o crime, apenas disse: “matei por prazer.”
A viatura da GCM voltou ao local. “A população tentou tirar o homem da viatura e linchá-lo, por isso outra equipe foi acionada para ficar no local e nós tivemos que levá-lo à delegacia”, explica o guarda classe especial Vieira.
População ficou entristecida e garantiu que animal era inofensivo (Foto: Adriane Souza/G1)População ficou entristecida e disse que animal
era inofensivo (Foto: Adriane Souza/G1)
Crime ambiental
A legislação ambiental prevê pena de seis meses a um ano pelo crime. Porém, como o jacaré é de uma espécie em extinção, há um agravamento de 50% da pena. Além disso, ele deverá ser condenado a pagar uma multa administrativa.
A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial Norte. De acordo com a polícia, o suspeito possui passagens anteriores por furto e porte ilegal de armas. O delegado de plantão indiciou o suspeito na legislação ambiental. Como a detenção prevista é inferior a quatro anos, ele responderá ao crime em liberdade.
De estimação
Moradores do bairro lamentaram a morte do animal. “Ele nunca atacou ninguém, está aqui há muito tempo e todos nós estávamos acostumados com ele”, conta a dona de casa Elisângela Paula Basseto. Ao lado do lago há uma passagem para pedestres e, segundo o estudante Isaque Lodi Petroff, muitos catadores passam por ali para chegarem ao ferro velho que funciona no bairro.
“A pessoa que fez isso não tem coração, ele estava sempre na porta de nossas casas, nem as crianças o atacavam. Este crime nos entristece”, declara a aposentada Maria Feitosa. Segundo o diretor de área da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Welber Senteio Smith, o animal vive no lago há dois anos, desde a última grande enchente do Rio Sorocaba. Ele era considerado inofensivo.
Educação ambiental
O jacaré foi recolhido por funcionários da Secretaria do Meio Ambiente, sendo encaminhado ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. “O animal passará por exames e será congelado. Ele poderá ser utilizado em atividades de educação ambiental”, conclui o diretor de área da secretaria.
Segundo a Sema, o animal tinha cerca de cinco anos (Foto: Adriane Souza/G1)Segundo a Sema, o animal tinha cerca de cinco anos (Foto: Adriane Souza/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário