"PARA TUDO"

domingo, 18 de agosto de 2013

Carta de Abraham Lincoln ao professor de seu filho

Carta de Abraham Lincoln ao professor de seu filho na versão completa exibida no site : http://www.wanderings.net/notebook/Main/AbrahamLincolnLetterSonsTea cher
Ele terá de aprender, eu sei, que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros; mas, ensine a ele que, para cada vilão, há um herói, que para cada político egoísta, há um líder dedicado. Ensine-lhe, que para cada inimigo haverá também um amigo.
Guie-o para longe da inveja, se você puder, ensine-o o segredo do sorriso quieto, deixe-o aprender cedo que os brigões são os mais faceis de vencer.
Ensine a ele, se puder, a maravilha dos livros, mas tambem dê a ele tempo calmo para ponderar sobre o eterno mistério dos pássaros no céu, abelhas ao Sol, e as flores em uma ladeira.
Na escola, ensine a ele que é muito mais honroso falhar do que "pescar". Ensine a ale a ter fé nas suas próprias ideias mesmo se alguém disser a ele que elas estão erradas
Ensine a ele a ser gentil com pessoas gentis e duro com pessoas duras.
Tente dar ao meu filho a força para não seguir a multidão quando todo mundo estiver entrando no vagão ( na onda) da turma.
Ensine-o a escutar a todos os homens, mas a filtrar tudo aquilo que escutar na tela da verdade e tirar só a bondade disso.
Ensine-o, se puder, a sorrir quando estiver triste. Ensine-o que não existe vergonha nas lágrimas. Ensine-o a zombar dos cínicos e desconfiar de muita docilidade. Ensine-o a vender os seus músculos e cérebro aos mais altos arrematadores, mas nunca colocar uma etiqueta de preço no seu coração e alma.
Ensine-o a fechar os seus ouvidos para uma multidão urrante e ficar de pé e lutar se ele achar que está certo. Trate-o gentilmente, mas não o mime porque só o teste do fogo faz o bom aço.
Deixe-o ter a coragem de ser impaciente e deixe-o ter a paciência de ser corajoso, ensine-o a ter sempre uma sublime fé em si mesmo porque então ele tera uma fé sublime na humanidade.
Esta é uma grande ordem, mas veja o que você pode fazer. Ele é um bom camaradinha, meu filho!
Abraham Lincoln - 1830 By Edir Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário