"PARA TUDO"

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Hamanu, o Leão de Urik



Athas é um desértico mundo desolado pela magia e regido por um sol carmesim. Esse mundo é comandado por poderosos campeões do Rajaat – aquele que descobriu a magia. São deuses vivos numa terra sem divindades que governam com mãos de ferro. Um dos mais populares é o mais novo deles: Hamanu, Leão de Urik, Queimador de Trolls e Rei de Athas!
Breve história de Athas
Athas nem sempre foi um cenário hostil. Uma vez era um mundo azul (inclusive o sol tinha uma chama azulada), repleto de água e de halflings!!! Somente após um evento cataclismático e a construção da Torre Prístina que surgiram porções de terra habitáveis, sol amarelo e diversas raças.
De uma dessas – os pyreen – nasceu Rajaat, o grotesco… era um ser feio e deformado. Mas de um intelecto inigualável e excepcional capacidade psiônica. Foi o descobridor da Magia, uma arte desconhecida que se baseava na drenagem da energia vital do mundo para produção de seus efeitos, e se tornou o Primeiro Feiticeiro. Constituiu duas escolas: uma extraia o necessário de diversas fontes, sem destruí-las – Preserver – enquanto que a outra sugava o suficiente para extinguir a origem – Defiler.
Quinze de seus discípulos, todos humanos com excelente habilidade psiônica, foram escolhidos. Por meio dos poderes da Torre Prístina, e à custa do Sol, que se tornou carmesin, concedeu poderes ilimitados e (quase) imortalidade… com a missão de expurgar as impurezas de Athas: todas as raças surgidas! Somente assim retornaria ao esplendor da primeira era.
Essas transformações e o uso desenfreado de magia defiler destruíram o planeta, transformando-o num grande deserto hostil. E Rajaat prometera que isso os tornaria seres ainda mais poderosos!
A história de Hamanu, o Sorcerer-King
Ascensão do Leão
Em algum dos milhares de anos da história Rajaat e Hamanu se encontraram.
Originalmente Manu de Deche era um simples filho de fazendeiros. Em sua região circulava o 4º campeão do Rajaat, Myron. Lento e incapaz de terminar sua missão (eliminar todos os trolls) acabou confrontando o rapaz numa violenta luta. Uma interferência do Rajaat matou o antigo campeão e nomeou o novo: Hamanu (de Ha-Manu, ou Valoroso Manu).
Após um milênio e meio a missão do 4º campeão (agora Hamanu) se completou e Athas jamais viria um troll novamente.
Poderoso e líder de um forte exército, o Rei Leão foi convidado pelo povo da cidade-estado de Urik para os reinar. Diversos locais já tinham seus Feiticeiros-Rei e Urik dependia da presença de um em suas terras para manter o equilíbrio político.
Infelizmente seu destino ainda não fora revelado. Novamente visitado por Rajaat, Hamanu descobriu qual era sua verdadeira e última missão: destruir a humanidade. Rajaat odiava todas as raças surgidas, mas o homem era a pior delas. Somente um mundo livre deles, sob o comando dos halflings, poderia voltar a ter a prosperidade do início dos tempos, onde tudo era azul. Assim, o Rei Leão deveria eliminar todo e qualquer humano, inclusive os demais Feiticeiros-Reis. Isso o tornou tão especial!
Esse motivo, arrasador, foi o suficiente para ele se revoltar contra seu criador e angariar ajuda de Borys de Ebe, principalmente, no motim dos Feiticeiros-Rei. Os campeões derrubaram seu mestre e passaram a governar o mundo. Alcançaram, na pessoa de Borys, o máximo de seu poder: a transformação em Dragão, o mais vil dos seres em Dark Sun.
Queda dos Campeões
Muito se passou desde que Hamanu assumiu Urik como seu Rei, cultuado como se fosse deus vivo em Athas. Heróis eventualmente surgiram e lutaram contra a opressão. Um grupo em particular foi capaz de derrotar diversos campeões. A começar com Kalak, o tirano de Tyr… mas principalmente o dragão Borys. Isso gerou uma nova era no planeta, que ainda via focos de resistência a mudanças.
Ascensão e Queda do Rei Dragão
O último dos livros de Dark Sun foi escrito por Lynn Abbey em 1996. The Rise and Fall of a Dragon King realiza a difícil tarefa de contar a história de Hamanu. Desde sua origem ao seu confronto final; da ascensão do jovem Manu ao seu confronto com o destino de um Feiticeiro-Rei: a transformação em um vil dragão.
A história se alterna. O presente, com Hamanu poderoso, no comando de Urik diante de um conflito contra três Feiticeiros-Rei e o imenso risco da volta de Rajaat. O passado, com toda a trajetória de Manu de Deche. Em meio a isso a profunda humanidade de um monstro.
Todos os demais personagens são meros coadjuvantes: Pavek, seu antigo High Templar e atual druida; Enver, o anão braço direito; Sadira, a poderosa feiticeira do sol. Até mesmo Rajaat e os demais Feiticeiros-Rei são simples personagens.
A estrela realmente reside em Hamanu, que vive um tremendo conflito entre seu destino e a nobre vontade de reparar seus erros. E ele faz por merecer a obra… tudo se explica: seu nome, seus títulos (como Rei Leão ou Queimador de Trolls) e até o fim do cenário… afinal, a antiga TSR encerrou atividades oficiais em Athas em 1997.
Excelente obra para fãs de carteirinha do cenário e melhor ainda para quem quer entender um pouco do paladar hostil de Athas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário