"PARA TUDO"

domingo, 24 de junho de 2012

Bizarro: Chineses gravaram um monstro marinho?


Segundo a dica do meu amigo Alexandre, chineses conseguiram gravar um “monstro marinho” (obs: Eu sei que é um monstro lacustre, mas o termo “Monstro marinho” funciona melhor).
A estranha criatura teria sido registrada nadando perto da superfície de um lago na China.
Monstros lacustres são (são?) mitos que fazem parte da história humana desde tempos bem antigos. Serpentes marinhas, criaturas gigantescas cheias de tentáculos como o monstruoso Kraken eram figuras comuns no imaginário dos valentes homens que se lançavam ao mar em busca de desbravar o planeta (que pensavam ser plano) para descobrir riquezas. Muitos desses monstros ficaram famosos e são conhecidos (com inúmeras testemunhas oculares) até os dias de hoje. O mais famoso é Nessie, o monstro do Lago Ness, na Escócia. Outro monstro bastante famoso é o Ogopogo, que fica nos lagos da Columbia Britânica, no Canadá e vem sendo registrado desde 1700.
Embora criaturas enormes, com grandes corpos e cabeças de serpente venham sendo descritas e em alguns casos até registradas por equipamentos de testemunhas, não se obteve nenhuma prova irrefutável de que realmente existam. Por conta disso, os monstros marinhos estão na mesma categoria dos aliens e “pés grandes”, “homens das neves”, yetis e etc.
Seria possível mesmo que algum tipo de animal desconhecido ou ser pré-histórico tenha conseguido se manter incólumes em habitats longes dos olhos humanos por tantos milênios?
Esta é uma pergunta que muitos pesquisadores tentam – até o momento – em vão responder. Pesquisas usando sonares de alta precisão não identificaram o monstro de Loch Ness, embora tenham registrado atividades estranhas no lamacento fundo do lago, que permanecem inconclusivas (pois podem ser pedras, lodo, troncos podres ou até cardumes de esturjão).
Embora tenha sido registrado em relatos, e até mesmo em boletins policiais, o Monstro do Lago Ness, “Nessie” para os íntimos, sempre foi algo de truques e boatos falsos que embora tenham servido para divulgar o monstro, operaram com igual força na mente das pessoas para desacreditá-lo.
Um exemplo disso é a famosa foto em que Nessie aparece com a cabeça para fora do lago, que anos depois de rodar o mundo, foi reconhecida pelo próprio autor como uma fraude deliberada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário