16/03/2009 | 20:55Reuters
O réptil marinho pliossauro, de 15 metros, viveu no Jurássico, há cerca de 147 milhões de anos, segundo o Museu de História Natural da Universidade de Oslo. O fóssil foi encontrado no arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico.
Oslo University / Reuters
Imagem mostra uma equipe internacional de cientistas puxando fósseis de um réptil marinho gigante, no arquipélago ártico norueguês de mais"Com um crânio que tem mais de 3 metros de comprimento, esperava-se que a mordida fosse poderosa, mas isso é fora de proporção", disse Joern Hurum, que comandou a escavação em 2008.
De acordo com ele, esse predador marinho "era muito mais poderoso que o T-rex", ou Tiranossauro rex, considerado o maior predador carnívoro entre os dinossauros.
A mordida do bicho seria dez vezes mais forte que a de qualquer animal atual, e quatro vezes a do T-rex.
Os cientistas reconstruíram a cabeça do bicho e estimaram sua força com base nas mandíbulas com formato semelhante de crocodilos de um parque da Flórida.
Os dentes do pliossauro tinham 30 centímetros. O animal, de 45 toneladas, era semelhante, embora mais corpulento, a um outro fóssil marinho encontrado em 2007 em Svalbard, também com estimados 15 metros de comprimento - o maior pliossauro achado até então.
Do primeiro animal, Harum imaginava que fosse capaz de mastigar um carro popular. Quanto ao segundo, ele prefere rever a escala de valores. "Esse é mais como se fosse esmagar um (jipe) Hummer."
Outra descoberta é que o pliossauro tinha um pequeno cérebro estreito, com formato semelhante ao do grande tubarão branco, segundo tomografias feitas por Patrick Druckenmiller, da Universidade do Alasca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário